Menu Responsivo

Dúvidas

O que faz um médico patologista?
É o médico responsável por conduzir o diagnóstico dos exames de biópsia ou citologia, garantindo que cheguem com o diagnóstico correto até o médico assistente. É muito importante saber que, enquanto o paciente aguarda pelo resultado do exame há uma equipe dedicada que atua nos bastidores: o laboratório de patologia. O patologista observa, estuda e pesquisa sobre o material recebido, sempre com a preocupação de atender o paciente da melhor forma possível.
Cuidados antes de realizar colposcopia
Não estar menstruada no dia do exame; não usar cremes vaginais ou manter relações sexuais por, pelo menos, 24 horas antes do exame. Também, o ideal é não realizar ultrassom transvaginal no mesmo dia do exame de coloscopia.
Cuidados antes da coleta do papanicolau ou PCR
Não estar menstruada no dia do exame; não usar cremes vaginais ou manter relações sexuais por, pelo menos, 24 horas antes do exame. Também, o ideal é não realizar ultrassom transvaginal no mesmo dia do exame de colposcopia.
Cuidados antes de realizar vulvoscopia
Não utilizar gilete ou cera para depilação até 5 dias antes de realizar o exame. O excesso de pelos pode ser aparado com tesoura.
Cuidados antes da peniscopia.
Não utilizar cremes ou pomadas 24 horas antes do exame. Caso o exame de PCR esteja incluso no pedido médico, é importante ficar 8 horas sem lavar o pênis para facilitar a coleta.